terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tomé um duvidoso honesto




Confesso que algumas versões biblicas me sentia um pouco incomodado  com a palavra "incredulidade de Tomé". acho que alguns pregadores se valiam dessa palavra para arrasar com esse belíssimo apóstolo.Nas pesquisar feitas, os biógrafos também se tornaram implacavéis com esse homem chegando até colocar em dúvida se ele era mesmo convertido ou não.

felizmente a novas versões biblicas se referem a Tome simplesmente como duvidosoe não "incredulo".Este servo de Deus era um ser humano como nós.com virtudes e defeitos, tinha láh as sua dúvidas, porém era um  homem extremamente  honesto.a questão é que para tomé as dúvidas corroíam sua alma.
no caso dele sua dúvidas tinham u  propósito ele queria onhecer de toda a verdadadepara seguir a jesus de cabeça erguida,e,a exemplo do que mais arde o seu colega pedro ia dizer,ele queria responder com convicção arazçao de sua Esperança e fé.

Outra questão importante : as possiveis reverência da aparição de tomé.
  1. prmeira aparição pública se deu em betânia -João 11.6-16
  2. segunda aparição se deu a ceia do Senhor -João 14.4-6
  3. finalmente tomé aparece para cobrar os sinais dos cravos de seu mestre- João 20.24-29
Conclusão galerinha :

Tomé teve sua dúvidas, mas edaí ? qual de nós as tem.O próprio João batista, o precursor de cristo, de tanto ouvir criticas, embora muito consciente de sua missão, teve momentos de dúvidas a respeito de seu primo Jesus, quando mandou pergunta-lhe: "És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro"?(mateus 11.3).Do verso 4 em diante, Jesus se propôs tranquilizar o coração do Batista.O crente  não pode é viver a vida toda na dúvida. no texto biblico Cristo só fez algumas santas advertências a tomé,mas não o puniu, pois creio que o maior erro de tomé foi ter faltado a "EBD" e perdeu o privilégio de estar como senhor.

aprendemos com isso também que o Senhor é um Deus de oportunidades.Tomé falhou na 1° vez  e  jesus torna a lhe dar uma outra chance.(João 20.26) Agradecemos a Deus por ele ser tão paciente conosco quando falhamos mas não abusemos da bondade nem paciência D'Ele !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

About

Qual o seu nome?
Qual o seu E-mail?

Você gostou da minha Home Page?sim Mais ou Menos Nem um pouco!

Qual a página que você mais gostou??

Deixe seus comentários sobre a minha Home Page:
O que está faltando?
Essa Home Page lhe ajudou?Sim Não!